O objetivo do projeto Bebidas + Circulares é testar uma solução baseada na recolha com máquinas automáticas numa zona restrita – município de elevada densidade populacional – avaliando o grau de adesão da população a este novo mecanismo de recolha. Pretende-se testar a “eficácia” de locais de recolha baseados em superfícies comerciais de diferentes dimensões e formatos, preparando o futuro Sistema de Depósito.
A iniciativa Bebidas + Circulares tem como objetivo incentivar os cidadãos do concelho de Lisboa a devolverem garrafas de plástico PET e de vidro e latas não reutilizáveis de bebidas, para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas embalagens de bebidas.
Promovido pelas associações Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB), o projeto Bebidas + Circulares visa preparar o futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas e conta com uma parceria da Câmara Municipal de Lisboa.
No âmbito dos EEA Grants, a Secretaria-Geral do Ambiente e Ação Climática é a operadora do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, apoiando e financiando projetos criativos e inovadores que promovam, como no caso específico deste projeto, a economia circular – reduzir a utilização de materiais e a produção de resíduos.
Para mais informações sugere-se a consulta do website do Projeto Bebidas + Circulares
Última Actualização em 26 de Abril, 2024