Por iniciativa da Presidência croata, teve lugar no dia 15 de maio de 2020 uma videoconferência dos ministros da UE responsáveis pela energia, centrada na recuperação económica após a pandemia Covid-19 e o Pacto Ecológico Europeu, com um enfoque nas soluções tecnológicas inovadoras no setor da energia.
O Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática participou na reunião onde foram trocadas impressões sobre as medidas tomadas no setor da energia para fazer face aos impactos do surto de COVID-19. Os ministros salientaram que o setor da energia pode desempenhar um papel importante na recuperação sustentável da economia da UE.
Os ministros concordaram que tecnologias energéticas inovadoras, como as redes inteligentes, o hidrogénio (especialmente a partir de fontes renováveis) e as energias renováveis offshore, bem como as energias renováveis onshore, serão de grande importância para a criação de emprego, competitividade e descarbonização da Europa. Os investimentos na renovação dos edifícios terão um papel fundamental para uma recuperação económica mais vasta, aguardando-se com interesse a apresentação da estratégia “Renovation wave” da Comissão.
Foi ainda salientada a importância das tecnologias inteligentes de integração do sector da energia, em especial o hidrogénio, com vários ministros a sublinhar a expectativa quanto à apresentação da estratégia para a integração inteligente do sector e da estratégia de hidrogénio da Comissão.
Por último, a futura Presidência alemã apresentou o seu programa de trabalho na área da energia para o segundo semestre de 2020.
Última Actualização em 26 de Abril, 2024