Projetos sobre sustentabilidade no setor da construção – “Proptech Innovation” e “Habitat Sustentável”, levam equipa do Programa Ambiente dos EEA Grants Portugal a Bergen (Noruega)
A promoção da inovação sustentável e a reutilização de materiais de construção, juntam dois projetos que procuram colaborar e evoluir em conjunto, o Cluster Proptech Innovation da Noruega e o Cluster Habitat Sustentável de Portugal, uma visita a decorrer em Bergen, 10 e 11 de setembro.
No primeiro dia da visita, o encontro começa no Media City de Bergen, onde se discutiu as iniciativas de transição verde conduzidas pelo Proptech Innovation, com enfoque na reutilização de materiais. Destaque para o Kontiki, projeto que integra materiais reutilizáveis em processos de construção e para o Pantheon, que estabelece padrões para a reutilização de elementos de betão. A visita, no seu primeiro dia, incluiu ainda a passagem pelo projeto piloto Pantheon, onde foram exploradas as primeiras fases da reutilização de elementos de betão, uma prática inovadora que está a moldar o futuro da economia circular no setor da construção.
No segundo dia, destaque para a visita ao projeto Føniks, centrado na reutilização a 100% da totalidade dos materiais usados na construção de novos edifícios e como já existem soluções práticas para a utilização de materiais reciclados em larga escala. O projeto localizado em Damsgårdsveien 127, é uma referência na promoção dos princípios da circularidade aplicados a este setor.
O dia termina com uma sessão que junta empresas e start-ups norueguesas e portuguesas, proporcionando-se a partilha de soluções para o setor imobiliário e da construção sustentável, sublinhando-se a diversidade de soluções inovadoras que estão a emergir, tanto na Noruega, como em Portugal.
O Programa Ambiente dos EEA Grants Portugal está representado por Susana Escária, Pedro Gomes e Nuno Tomé, acompanhados por Maria Mineiro, Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants e Filipa Rodrigues, numa visita onde se destacou a relevância desta partilha de experiências e conhecimento, e na centralidade destes projetos para avanços relevantes na aplicação dos conceitos de sustentabilidade à construção civil.
A Secretaria-Geral do Ambiente é a operadora do Programa Ambiente, financiado pelos EEA Grants, programa focado no apoio a projetos diferenciadores e que trazem novas ideias para as áreas da economia circular, descarbonização e valorização do território.
Mais informações em:
https://www.eeagrants.gov.pt/pt/
https://www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/ambiente/
Última Actualização em 11 de Setembro, 2024