Lisboa | 25 fevereiro 2016 | 15h
Num mundo em transformação, traçando caminhos com base na Agenda do Desenvolvimento Sustentável para 2030, é responsabilidade de países, cidadãos e instituições contribuir para uma vida mais digna para todos, passando da visão à ação.
Alguns organismos públicos começam já a integrar a sustentabilidade nas suas práticas de gestão corrente, mas o assunto é ainda pouco explorado.
Partindo dos primeiros resultados do projeto desenvolvido pelo CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade), que permite avaliar o desempenho ambiental de organismos públicos, os participantes são convidados a refletir sobre boas práticas e oportunidades de mudança.
Horário
Programa
|
15h00 |
Boas-vindas
Alexandra Carvalho, Secretária-Geral do Ministério do Ambiente |
15h15 |
Modelo de Avaliação de Desempenho e Benchmarking de Sustentabilidade do Setor Público
Tomás Ramos & Marco Painho, Universidade Nova de Lisboa |
16h15 |
Debate |
17h00 |
Fecho |
Apresentações
SPS – Sustainability Performance Assessment and Benchmarking Framework of the Public Sector
SPS – WEB-Based Model
Oradores
Tomás Ramos – Professor do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL), investigador do CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, e professor/investigador convidado em várias universidades estrangeiras.
Doutorado em Engenharia do Ambiente pela UNL, Mestre em Ciências das Zonas Costeiras pela Universidade de Aveiro e Licenciado em Engenharia do Ambiente pela UNL.
Leciona Avaliação Ambiental Estratégica e de Projetos, Planeamento e Ordenamento do Território e Projeto em Engenharia do Ambiente, em programas de Mestrado e Doutoramento. Tem coordenado e participado em diversos projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D), nacionais e internacionais, na área da gestão e avaliação ambiental/sustentabilidade.
No âmbito das atividades de I&D, tem vindo a publicar vários artigos científicos em revistas internacionais, bem como em conferências internacionais e nacionais. É, ainda, coautor de livros e/ou capítulos de livros nas áreas de especialidade.
Marco Painho – Professor Catedrático da NOVA
Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa.
Doutorado em Geografia pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara, Mestre em Planeamento Regional pela Universidade Massachusetts e Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa.
Tem investigado Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, Sistemas Espaciais de Suporte à Decisão, Integração de Dados, Análise Espacial, Conteúdos Geográficos gerados pelo Utilizador, Infraestruturas de Informação, Implementação de Novas Tecnologias GIS em Educação e
e-learning.
Foi Diretor da NOVA IMS (2000-2010). Atualmente, coordena o Programa de Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica via
e-learning e o Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Geospacial.
Participou em diversos comités científicos e profissionais, incluindo o Comité Científico da Agência Europeia do Ambiente. É autor de mais de 200 publicações, abrangendo livros, capítulos de livros, artigos e comunicações em jornais e conferências nacionais e internacionais.